Correio Popular Notícia



Audiência discute ligação entre Brasil e Bolívia

Data da notícia: 01/10/2013
Foto:

(Da Redação) A Assembleia Legislativa realizou no último sábado (28) uma audiência pública em Costa Marques para discutir a ligação terrestre entre o Brasil e a Bolívia. O evento contou com autoridades brasileiras e bolivianas. Proposta pelo deputado estadual José Lebrão (PTN), a audiência serviu para ampliar o debate sobre a possibilidade de interligação entre os dois países, através da estrada ligando Costa Marques até Trinidad, capital do Departamento do Beni.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20131001-131.jpg[/IMG]O presidente da ALE, deputado Hermínio Coelho (PSD) abriu os trabalhos, ao lado dos deputados estaduais Glaucione Rodrigues (PSDC) e Lebrão. Os deputados federais Anselmo de Jesus (PT) e Marinha Raupp (PMDB), o general Ubiratan Poty, comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, o prefeito de Costa Marques, Chico Território (PT) e vereadores de municípios da BR-429 também estavam presentes.
Hermínio Coelho disse que a necessidade de crescimento abre mais esse desafio e que a Assembleia Legislativa tem atuado em todas as frentes. ?O Legislativo está tomando a frente nessa luta, para que as autoridades dos dois países possam estabelecer um termo de cooperação e tornar a obra uma realidade?, completou.
Em sua fala, o deputado Lebrão disse que são 28 quilômetros de asfalto que precisam ser construídos até o Forte Príncipe da Beira, para em seguida a ligação via balsa, até a Bolívia. Somos dois Estados ricos, mas que éramos ?fundo de quintal? dos nossos países. É a hora de fazermos acontecer esse sonho antigo, que agora se aproxima da realidade, em curto espaço de tempo?.
Ele pediu que a bancada federal se mobilize por esse benefício para Rondônia e ao Brasil. ?Esperamos um acordo inicial aqui, para que, dentro de 60 dias, nós possamos ter um tratado de cooperação assinado. Aqui, não temos cor partidária, mas sim um compromisso mútuo para que a estrada se torne uma realidade?, destacou Lebrão.
A deputada Glaucione reforçou o seu apoio como parlamentar para que a interligação aconteça. ?A região da BR-429 e Rondônia ganham com essa interligação e mais a frente, vamos poder comprovar o crescimento do Vale do Guaporé com essa ação tão importante?, relatou.
O governador Confúcio se colocou à disposição para estabelecer esse elo entre os dois países. ?Há uma interação natural entre os dois povos e mais esse trabalho em conjunto vai estreitar ainda mais esse laço fraterno que nos une. Temos muito a vender e a comprar junto à Bolívia?, destacou.

COMPROMETIMENTO - A deputada federal Marinha afirmou que vai comunicar à Agência Nacional de Transportes Aquáticos (Antaq) sobre a necessidade de estudos do trecho da travessia com a balsa e encaminhar informações ao Ministério da Defesa e ao Itamaraty. Anselmo de Jesus colocou-se à disposição para mobilizar os ministérios envolvidos na obra. ?Não é a primeira parceria e cooperação que o Governo brasileiro faria com a Bolívia e vamos trabalhar por esse novo momento?.
Presentes ao evento, os prefeitos de municípios da BR-429 destacaram a importância da interligação terrestre entre os dois países. O prefeito de Costa Marques, Chico Território (PT) reforçou que a cidade ?não é fim de linha, mas sim o começo da BR-429. É mais um passo importante que estamos dano no rumo do nosso sonho de interligação com a Bolívia?.
Por outro lado, o prefeito de São Miguel do Guaporé, Zenildo Pereira (PT) destacou que "a região do Vale do Guaporé é muito rica e composta por pessoas batalhadoras e honestas. A interligação com o país vizinho iria aumentar ainda mais os lucros do setor?. A prefeita de São Francisco do Guaporé, Gislaine Lebrinha (PP) destacou que a audiência pública é um grande passo para que essa interligação se concretize. ?Tenho certeza de que não apenas o Vale do Guaporé, mas todo o Departamento do Beni vai ganhar?. Já o prefeito de Seringueiras, Armando Bernardo (PMDB) também defendeu a ligação binacional.

IMPLANTAÇÃO DE BALSA - Representando a Rondonave Navegação, William Tadeu Lemes de Araújo confirmou o interesse da empresa em implantar uma balsa para a travessia do rio Guaporé, permitindo a ligação terrestre entre os dois países.
?A implantação da balsa iria gerar o recolhimento de ISS á prefeitura de Costa Marques, gerar empregos dos dois lados. Mas, ele falou que é preciso conhecer a profundidade do rio Guaporé no trecho de navegação da balsa e saber outros detalhes sobre a construção das encostas e termos técnicos. Queremos contribuir nesse processo, mas tem que haver discussão em conjunto?.

ESTRADA - A ligação principal seria entre Costa Marques, via Forte Príncipe da Beira, à cidade de Trinidad, que é a capital do Departamento do Beni e conta com cerca de 85 mil habitantes. O trecho entre as duas cidades é de 320 quilômetros, com 120 já asfaltados e com pontes construídas. Restam 200 quilômetros de estradas não pavimentadas, mas trafegáveis em todo o ano. Antes, saindo de Costa Marques, a rodovia passa por San Joaquin com pouco mais de 8 mil habitantes e depois San Ramon, com cerca de 6.500 moradores. Chegando a Trinidad, há ligação asfáltica até La Paz, com 600 quilômetros de extensão, e até Santa Cruz de La Sierra, com 550 quilômetros de extensão. Com informações da ALE e de Assessorias.

Fonte:






Noticia vista 1444 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.